domingo, 5 de julho de 2009

O beijo ou Abril em primavera

A mobilidade da luz percorreu toda a paisagem – quebrou os vazios de uma imagem de vítreos ossos e transformou tudo em carne. Foi por entre as janelas de um prédio, foi por dentro do mundo. Passou por colunas e colunas, pelas colunas, entre espinhas e máquinas, por pedras e costumes. Tudo havia sido rasgado. Havia mudado e não havia mais espaço. Tinha veracidade nas bocas, havia o desejo de ser o que nunca tinha sido – porque não podia ter sido antes, porque não havia sido dada a vontade de viver a intensidade dos mares.

Mas a transformação foi feita. Foi – traçou um corte na previsibilidade do tempo e das coisas. As feridas abertas foram lambidas, as peles fechadas foram cortadas. Eram dores densas, eram cores em toques. Era tudo tão bom! Havia uma coragem de se arriscar – contra o medo, contra tudo e contra todos, porque agora tudo era uma verdade de verdade, ao contrário de antes. Parecia perigoso, mas não: era um grito de libertação (e não mais um segredo).

Tudo fazia parte de um momento – os suspiros, os olhos ardentes, as flores vermelhas de sangue e rosas de amor – tudo era parte de uma hora que jamais seria cicatrizada. Era um rito de passagem, sim. Era a aurora, o desabrochar do que parecia inanimado. Era um canto que, ao mesmo tempo, sendo turbulento, era suave. Era uma varredura sobre o pó de uma sobra escura. Era a luz, era um grito de sol – o dia; o sabor entre os homens. Era o beijo, eram dois. Era a primeira vez.

A liberdade, amor – a que sonhaste!

5 comentários:

  1. A surpresa, a voracidade, a sutileza da primeira vez.
    Daquele novo que vem se apresentar assim, já estando, já conhecendo, já sendo.
    Pede licença já invadindo!
    Lindo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Honório! Me pergunto às vezes como as pessoas vão parar no Poesia Torta, mas vendo Gato Preto aqui em cima, acho q já descobri como vc chegou até a minha humilde casa. :) Venho retribuir a visita e encontro a sua sutileza e sua devoção aos amigos, encontro Marlene Dietrich (!!!) e vc através do espelho. Dada a qualidade da sua literatura, é um afago no meu ego saber que vc gostou da minha poesia. Convidado a voltar sempre que tiver vontade, e ficar pelo tempo que quiser.

    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Essas coisas as vezes nos enganam e as vezes nos estimulam a seguir adiante. Mas, em fim, é tão bom ter a oportunidade de viver tais situações como essa ^^

    ResponderExcluir
  5. sempre passo um olho tão rasante nos textos alheios (principalmente os de mais de um parágrafo). Pressa, preguiça, anisedade e absortamento diante das milhares de coisas pra se fazer e conhecer nesse mundo. Mas nesse resolvi não fazer uma leitura superficial e li linha por linha, palavra por palavra. Às vezes precisamos sentir de verdade. E, me impressionou =]
    abraço.

    ResponderExcluir